A condução competente de reuniões trará retornos extraordinários!
Você já parou para pensar em quantas reuniões somos envolvidos, e surpreendentemente, muitas delas sem nenhuma relevância, ou então, saímos em estado de harmonia e se sentindo bem, mas sem qualquer senso de direção ou próximos passos?
Então, muitas reuniões são um sintoma de desorganização, elas não devem ser a principal demanda de tempo das pessoas.
Reuniões devem ter pauta e facilitadas por seus líderes. Dadas as realidades remotas da força de trabalho atual, que temos menos tempo presencial, elas devem funcionar, ou seja, devem contribuir para a eficácia tanto do colaborador quanto da organização. Devem terminar com um plano de trabalho estabelecido, prazos e responsáveis.
Outra questão importante é o quanto se dispende de tempo nas reuniões cuidando de problemas. Resultados são obtidos explorando oportunidades e não resolvendo problemas.
Lutar constantemente com problemas na empresa, ou só apagar incêndios, às custas de capitalizar as oportunidades que aparecem, é um sinal de alerta de que a empresa está perdendo grandes oportunidades.
Para isso, conduzir reuniões produtivas e eficazes requer habilidade, que pode ser aprendida e praticada, como por exemplo:
– As pessoas precisam saber o que farão, após sair de uma reunião.
– Realize reuniões para avaliar a eficácia de suas decisões anteriores. Isso se torna uma experiência de aprendizado para todos os envolvidos.
– Tenha práticas distintas de reuniões: uma para focar nos problemas e outras para focar nas oportunidades.
Outras práticas, você pode encontrar no e-book, sobre modelos para ajudar a fazer reuniões remotas.
Gostou? Quer saber mais, então acompanhe nossos conteúdos, mande sugestões de assuntos que gostaria de ver por aqui!